O que é uma agência full service?

Imagem que demonstra o conceito de agência full service

Uma agência full service é aquela que possui estruturas técnicas e funcionais que as capacitem a realizar o pleno atendimento a seus clientes.

Elas desempenham todo o conjunto de atividades que tenham por objetivo o estudo, o planejamento, a conceituação, a concepção, a criação, a execução interna, a intermediação e a supervisão da execução interna, além da distribuição de publicidade aos Veículos de Comunicação e demais meios de divulgação.

Todas essas atividades têm o objetivo de promover a oferta de bens e serviços de qualquer natureza, difundir ideias ou informar o público em geral.

Essa definição parece difícil, não é mesmo? Mas vamos entender melhor nesse post o que tudo isso quer dizer. O primeiro passo é entender de onde vem essa definição. Vamos lá?

Legislação: a profissão de Publicitário

O exercício profissão de publicitário foi regulamentada pela Lei número 4.680, de 18 de junho de 1965. Já o Decreto número 57.690, de 1 de fevereiro de 1966, aprovou o regulamento da lei citada anteriormente. Nesse decreto, é apresentada a seguinte definição de Agência de Propaganda:

Art 6º – Agência de Propaganda é a pessoa jurídica especializada nos métodos, na arte e na técnica publicitários, que, através, de profissionais a seu serviço, estuda, concebe, executa e distribui propaganda aos Veículos de Divulgação, por ordem e conta de clientes anunciantes, com o objetivo de promover a venda de mercadorias, produtos e serviços, difundir idéias ou informar o público a respeito de organizações ou instituições a que servem.

DECRETO Nº 57.690, DE 1 DE FEVEREIRO DE 1966

Depois disso, outro passo para entendermos melhor essa definição de agência full service, é conhecer a entidade que assegura as boas práticas do mercado publicitário, o Cenp.

CENP: entidade que normatiza a publicidade e a propaganda

Há, no Brasil, uma entidade chamada Conselho Executivos das Normas-Padrão (CENP). Essa é uma instituição com atuação nacional criada e mantida exclusivamente pelo setor privado para assegurar as boas práticas comerciais entre Anunciantes, Agências de Publicidade e Veículos de Comunicação.

As Normas Padrão é o instrumento que normatiza as relações comerciais entre esses players. O item 1.3 das Normas Padrão, baseado no Decreto número 57.690, define também o que é Agência de Publicidade e Propaganda. As agências que prestam aos seus clientes todos os serviços indicados na definição que abre esse artigo, são, portanto, definidas como agências full service.

Certificação das agências full service

O Cenp também é responsável por certificar as agências que possuem qualificação técnica e de excelência na conduta ético-comercial e que se estabelecem como agências full service. Da mesma forma, a entidade assegura que essas agências possuem estrutura física e de pessoal compatível com o mercado no qual atua, inclusive quanto ao uso competente de pesquisas de mídia.

A instituição mantém um Banco de Consulta às Agências aberto à pesquisa de qualquer pessoa que mostra quais empresas são certificadas pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão. A pesquisa pode ser feita por estado, cidade, CNPJ, nome da agência ou, ainda código da certificação. De acordo com a legislação, somente agências certificadas estão aptas a atender o poder público por meio de licitações.

Agência Full Service X Agência Especializada

Na prática, então, uma agência full service é aquela que está totalmente capacitada, do ponto de vista de sua estrutura e equipe técnica, a suprir todas as demandas de marketing e comunicação dos seus clientes. Além disso, esse modelo de agência oferece um quadro completo de soluções, seja offline ou online.

Em outras palavras, pode-se dizer que uma agência full service é uma agência 360º, ou seja, é capaz de desenvolver todas as etapas, processos e estratégias de comunicação e marketing. A Press360 é uma agência full service, única de Sete Lagoas (MG) e de toda a região certificada pelo Cenp e que presta serviços a clientes em todo o Brasil.

Por outro lado, o contrário de uma agência full service é uma agência especializada. Como o próprio nome diz, as agências especializadas são especialistas em uma ou mais áreas da comunicação e do marketing. Por exemplo:

  • Promoções e Eventos
  • Inbound Marketing
  • Marketing Direto
  • Mídia Interativa
  • Marketing Digital
  • Marketing Político

Vantagens de se contratar uma agência full service

Há diversas vantagens em se contratar uma agência full service. A primeira delas é poder usufruir, em uma única empresa, de todos os serviços de comunicação e marketing. Dessa maneira, esse modelo de negócio possui expertise em todas as áreas da comunicação e do marketing, concentrando os serviços em um único local.

A segunda grande vantagem diz respeito à economia. O cliente não precisa contratar várias agências para a prestação de serviços de comunicação e marketing. Com isso, tudo ficará concentrado em uma única empresa, facilitando, portanto, a comunicação e o alinhamento de ideias e de processos.

A melhoria da produtividade é a terceira vantagem de uma agência de publicidade full service. A comunicação entre agências pode atrapalhar o fluxo de trabalho, já que uma poderá depender da outra. Portanto, a concentração em uma única empresa acelera processos e aumenta a produtividade dos serviços de comunicação e marketing.

Conclusão

Em conclusão, caso você precise contratar uma agência, pergunte se ela está apta e capaz a atender todas as demandas do seu negócio. Caso contrário, isso poderá te dar uma grande dor de cabeça se você precisar de um serviço que ela não ofereça. Nesse caso, precisará contratar uma outra empresa. Portanto, pesquisar e perguntar são passos fundamentais antes de contratar uma agência de comunicação e marketing.

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on telegram
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades da comunicação e do marketing

Mais conteúdo pra você

© 2021 Todos os Diretos Reservados

Desenvolvido pela Press360

Importante: Este site faz uso de cookies com o objetivo de melhorar a sua experiência de navegação.